
No dia 1º de agosto de 2025 a Vila Esperança recebeu mais uma etapa significativa da Jornada Formativa, reunindo educadores da Escola Pluricultural Odé Kayodê. A ação faz parte de um compromisso contínuo com a qualificação das práticas pedagógicas e a valorização do trabalho docente como eixo transformador da educação. A formação foi conduzida por Karina Padial, Rodrigo Morozetti Blanco e Priscila Mello Almeida, profissionais do Instituto Max Fabiani (IMF), organização que acredita na formação continuada como caminho estratégico e sustentável para a transformação de realidades educacionais.

O processo formativo teve início com uma avaliação diagnóstica – momento essencial de escuta, observação e análise das práticas e vivências escolares. A partir dos dados colhidos, foram discutidos elementos centrais como o desenvolvimento dos estudantes, as rotinas pedagógicas e os desafios enfrentados no cotidiano escolar.

Com base nesses diagnósticos, os educadores foram orientados na elaboração de planos de aula com mais intencionalidade, coerência e alinhamento às reais necessidades de cada turma. Esse trabalho foi pautado pela valorização das especificidades de cada contexto e pelo fortalecimento da gestão educacional como alicerce para avanços na aprendizagem.

