No dia 04 de agosto de 2025, a Escola Pluricultural Odé Kayodê iniciou o segundo semestre com uma acolhida cheia de afetividade e literatura. A acolhida aconteceu na Sala Passaredo, onde as crianças se reuniram para celebrar o retorno às atividades escolares.
Uma das ações que marcou a manhã foi o “Dia da Fruta”: as famílias foram convidadas a trazer frutas de casa para compartilhar no lanche coletivo — uma iniciativa que promove saúde, troca e vínculo comunitário.

Contação aos pés da árvore: a magia de “Seis meses depois…”
No ponto alto da manhã, as crianças se reuniram **aos pés da árvore **da Sala Passaredo, onde a diretora Rosângela Magda – Tia Rô contou a história do livro Seis meses depois…, de Francisco Marques Vírgula Chico dos Bonecos.
Inspirada em um conto de Sílvio Romero, a história se passa na Floresta da Brejaúva, onde cresce uma árvore carregada de uma fruta misteriosa cujo nome abracadabrante precisaria ser pronunciado antes de ser comida. O enredo convida leitores e ouvintes a participar ativamente da narrativa, adivinhando e falando o nome da fruta para poder saboreá-la.
Seguindo esse modelo participativo e lúdico, Tia Rô contou a história às crianças, encorajando-as a dizer o nome da fruta antes de pegá-la. Após cada criança pronunciar corretamente, podia colher sua fruta diretamente da árvore, replicando o gesto da narrativa.
A proposta do Dia da Fruta junto à contação trouxe a experiência concreta de participação e leitura, promovendo o despertar da imaginação.
Que este segundo semestre se estenda com muito mais histórias, sabores e aprendizados na Escola Pluricultural Odé Kayodê!

O Instituo Max Fabiani é parceiro da Vila Esperança na construção de uma educação criativa, pluricultural e transformadora.
A Biblioteca Multicultural Obá Biyi é parceira nas atividades literárias da Escola Pluricultural Odé Kayodê.
A Vila Esperança é PONTO DE CULTURA certificado pelo Ministério da Cultura.

